sábado, 15 de outubro de 2016

Não reclame da vida! Apenas usufrua

Olá galera, tudo bem com vocês? Espero que gostem do pensamento de hoje aqui no Marcas Literárias.

É engraçado como temos o costume de reclamar. Seres humanos reclamam tanto que, às vezes, esquecem de viver de forma adequada, ou seja, viver de forma plena e absoluta e, continuam reclamando de tudo e de todos. Eu, por exemplo, sou um cara extremamente organizado e crítico, e pessoas com esse perfil, se não se policiarem, acabam reclamando de tudo, e de todos, de forma exacerbada. Não é fácil, por ser assim, eu costumo querer tudo certinho, organizadinho, tudo perfeitinho na medida do possível, no entanto a perfeição é uma utopia. Ela simplesmente não existe pra nós, eu costumo dizer que perfeição é algo dos deuses e não pra nós. No entanto, não quer dizer que, devemos fazer as coisas de qualquer jeito, jamais. Temos que fazer o nosso melhor, e fazendo o nosso melhor, certamente estaremos perto da utopica perfeição.

Pessoas assim tão exigentes, críticas e organizadas, geralmente são tidas como chatas. O que é ser chato? Defina chato? O que acontece é que as pessoas geralmente usam máscaras, sem ao menos frequentarem bailes à fantasia. As pessoas mudam o seu jeito de ser, simplesmente para agradar o outro ou outra.

Eu costumo dizer que isso é um absurdo. Absurdo? Sim, é isso mesmo, absurdo. Cada um de nós, devemos ser como somos verdadeiramente, ou seja, todo Ser humano possui defeitos, isso é fato, e contra fatos não existe argumentos. Mas possui qualidades também. Não existe uma pessoa no planeta Terra, quiçá noutro planeta do Universo que seja perfeita. A perfeição do Ser humano consiste na sua própria imperfeição; saiba que a pessoa tem que gostar de você, exatamente como você é, com suas virtudes e também com seus defeitos. Com a vida que todos nós levamos hoje em dia, é humanamente impossível não se estressar. Não é verdade! São inúmeros os motivos, que nos levam a reclamar de algo, que sabemos que não mudará. Somente mudará se mudarmos a nossa maneira de pensar e agir.



Já repararam que o nosso pensamento tem um enorme poder em nossas vidas. Esse poder me parece algo mágico, ou divino, sei lá. Só sei que o pensamento tem esse poder transformador. Quando pensamos positivamente, o Universo conspira ao nosso favor, pode parecer invenção de uma mente que vive no mundo da Lua, contudo não é. É a realidade. Nos dias atuais, na correria de nossas vidas, simplesmente não temos o tempo necessário ou a vontade de fazer o que é preciso. É preciso nos livrarmos do pensamento negativo o quanto antes, antes que ele devore nossa mente. Somente assim poderemos mudar drasticamente a nossa vida, no entanto não basta pensar, temos que agir, e agindo de forma adequada, poderemos voar até o infinito. Alcançaremos voos que jamais poderíamos imaginar que poderíamos.

Às vezes me pego envolto nos meus pensamentos, talvez tão absurdos quanto o ato de viver nesse Mundo, como temos vivido de fato. Se no Universo existe vida noutro planeta, será que seus habitantes reclamam tanto, quanto nós? Será que os deuses reclamam tanto, quanto nós? Ou será que os deuses e Orixás, Buda, Nossa Senhora Aparecida e Iemanjá tem outros assuntos mais importantes à tratar, do que assistirem a eterna reclamação de nós, meros seres humanos? O pior disso tudo é que reclamar demais envelhece, não somente a mente de quem o faz, mas principalmente a essência da alma que extasiada não vê a hora de se livrar do corpo envelhecido, e da mente corroída de tanto pensar de forma negativa.

Toni Garrido escreveu uma música que diz assim. "Pensamento positivo que faz bem ao coração, o mal não, o mal não..." A música diz tudo, e está totalmente certa em sua mensagem, no entanto não é somente ao coração que a negatividade afeta. Esta afeta principalmente a mente. Eu costumo dizer que a mente é a arma mais poderosa do Ser humano, se usada de maneira adequada, ela é capaz de criar algo inimaginável. No entanto se usada de forma inadequada ela destrói. E como sabemos que a destruição é assustadoramente mais veloz do que a criação, logo a mente é completamente contaminada e devorada. Então gente, vamos pegar leve na reclamação. Por mais que o seu dia não tenha sido como você desejou, amanhã é outro dia e, certamente não será igual ao que passou.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Excelente! Voltou com tudo! Eu não gosto de reclamar DA VIDA. A vida esta aí para se viver e os obstáculos para serem todos ultrapassados. Se queixar só fadiga alma, mente e corpo, além ainda de, não trazer recompensa alguma ao ser. Os grandes filósofos costumavam usar essas reclamações em suas reflexões, então, que sirva de exemplo. Quer reclamar da vida? Pegue caneta e papel e vá escrever, quem sabe não nasça uma bela poesia ou você filosofe!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela opinião Leonardo. No entanto, são poucas as pessoas que, não reclamam das tormentas que, a vida impõe. Forte abraço!

      Excluir
  2. Oi
    gostei do texto, eu mesmo reclamo muito, preciso parar de reclamar, mas a minha mãe é pior toda vez que ela reclamo falo para ela parar.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Geralmente, costumamos reclamar além da conta, é preciso pegar leve mesmo. Muito bom vê-la por aqui Denise. Abraço!

      Excluir
  3. Uau! Você sabe como colocar as palavras no lugar certo em...Incrível sua escrita! Minha irmã mais velha reclama de mais, de tudo kk e gosta de tudo organizadinho, tudo certinho, e eu acho isso muito chato, ela não para pra viver, a sorte dela é que não bato de frente, se não teríamos muitas brigas em casa hahaha
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd