sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Resenha do livro ''O Ano de 5016'', autor Mauricio Moura


Titulo: O Ano de 5016
Autor: Mauricio Moura
Publicação: 2016
Edição: 3ª edição 
Editora: -
Páginas: -
Formato: PDF


Sinopse: No ano de 5016 a nova humanidade é constituída  por exploradores  espaciais exponencialmente mais lógicos e eticamente mais aprimorados. Um desses solitários exploradores chega ao planeta Krieg, onde vive interessantes experiências jamais vividas por nenhum ser humano. Baixe o arquivo e embarque nessa aventura e conheça o estranho mundo de Krieg.

●●●

Hoje venho vos apresentar uma obra escrita pelo mestre em ensino, Mauricio de Moura, motivado por um desafio de uma estudante de filosofia, para que escrevesse  um livro de ficção. Devo confessar que tive o privilégio de encontrar em minha jornada, uma pessoa espetacular, de uma grandiosidade ímpar — meu professor de filosofia —, meus agradecimentos por despertar o sentimento de busca, curiosidade, se atentando para o pragmatismo. Tivemos momentos prazerosos, com utilização do uso da maiêutica, que fez a diferença em minha vida. Então o livro me foi apresentado pelo professor para que eu lesse, e aqui estou vos apresentado o meu olhar sobre a obra.

Devo confessar que não me surpreendi com a obra, pois sabia que este tinha e tem muito a nos oferecer. O livro é um  super produção de Ficção Cientifica,  apresentado em terceira pessoa, onde nos é apresentado um personagem de nome Sln-21, este de aparência humana, uma criação da humanidade orgânica, tendo em sua aparência expressão em homenagem aos humanos vividos  no século XXI. Sendo SIn-21 a fusão perfeita da espécie humana com suas criações, a tecnologia, o personagem é na verdade ser humano artificial, o qual possui habilidades dos dois mundos, tendo como essência  a inteligência humana artificial, sendo um Humanitário e lógico.

Diante dessa fusão é importante esclarecer o que vem ser vida artificial, é um ramo da ciência da computação que propõe elaborar um dispositivo simulando assim a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões, tendo a capacidade de ser inteligente. Posso admitir que é uma bela obra cientifica e filosófica, as imagens e lugares vividos pelos personagens são encantadores, o enredo e a busca do personagem pelo conhecimento é encantador. Com isso o nosso personagem SIn-21 apresenta o conhecimento cientifico e filosófico, em seus resumos críticos. Sabemos que o conhecimento cientifico é de fato baseado nas informações e observações, tendo a experimentação como comprovação de uma teoria. E isso o autor procurou apresentar muito bem, as diferenciando da filosofia. Já o conhecimento filosófico, como diria Sócrates: “toda a  filosofia estava a serviço do conhecimento do homem e de sua vida moral”. E com isso seguimos, com as reflexões sobre a época vergonhosa da história humana. Criam um mundo onde a  tecnologia e filosofia  ocupa um enorme espaço, na chamada nova educação. O Sonho de muitos admiradores da área.



Sabemos que a filosofia tem estado por um bom tempo ausente, enquanto isso nos questionamos, mas por que a retiraram da grade curricular de ensino?  Talvez porque a filosofia tem um papel importante na vida do ser humano, que é o de tornar um ser critico participativo, pois é através da filosofia que conseguiremos dar sentido a nossa vida nos fazendo despertar para as reflexões os problemas em nossa sociedade. Estamos vivendo uma era difícil, onde  jovens tem deixando outros resolverem problemas que são seus, não tomam pra si suas responsabilidades, não se comprometem, são os “seres jogados no mundo” como diria Martin Heidegger. No entanto, esses seres não tem consciência de sua existência aqui na terra, e passarão sem ter si dado conta de quem realmente são e qual o seus propósitos aqui na terra.

Com isso, o livro nos apresenta uma era em que depois de perceber essa inexistência e negação da própria raça. Entendem  o que santo Agostinho e Wittgenstein apresentou: “Aprender sem entender, não fazia sentido”, e com isso, a filosofia e a tecnologia entra como norteador da humanidade. O nosso personagem segue com suas pesquisas, para o planeta Krieg, onde a sua população, era constituído de humanoides, seres  que apresentavam características emotivas mais fortes que aqueles de senso moral moldado pela lógica. Estes humanoides eram bípedes, tinham corpo ereto, possuíam dois olhos cujas Iris eram de cor prateada brilhante, um nariz e boca com a imagem da mesma ordem da face humana.

O SIn-21 utiliza internet e carro sem motorista, fazendo uso de GPS para sua localização e para as suas pesquisas, pois este fora o seu objetivo em ir para Krieg. O personagem é por demais interessante, comedido, faz de sua meditação a força interior. Baseado em estudos a meditação é de origem antiga, remontado às tradições orientais, quem faz uso da sua prática acredita que tem as defesas do organismo ampliadas, conseguindo assim lidar melhor com o dia a dia.

Mesmo estando em um outro planeta, SIn-21 fora chamado para uma reunião na terra, e o interessante é que através da tecnologia de suas lentes que este projetou uma imagem em três dimensões, e à mesa com os participantes da reunião, se interagiam entre si normalmente. Pensei comigo, bendita tecnologia. Sem contar que este poderia se materializar qualquer coisa, adorei essa ideia.

O nosso personagem segue em sua busca por conhecimento e aproveita todos o recursos tecnológicos existentes em Krieg, o interessante é que este resolve participar de uma interação interativa da “Enterprise”, o primeiro ônibus espacial da NASA ao qual poderia escolher qualquer personagem para experienciar e vivenciar. Este escolhe o personagem, o oficial médico da Enterprise, sendo para SIn-21 “Uma experiência incomensurável coexistir com ícones da ficção cientifica e ser um deles”. Assim que fora teletransportado passa por um momento interessante, este reencontra o amor da sua vida, no entanto ela se encontra casada, mas quando a vê percebe que continua a amá-la. Nesse momento percebemos como podemos tomar decisões inadequadas ao deixarmos as emoções tomarem conta das nossas escolhas. Daí a importância da razão.

Outro momento grandioso na obra é o ritual de matança de humanos, e vemos que membros da sociedade de Krieg para preservarem seu poder fazem uso de tais rituais. Há muita coisa pra ver, mas só de fato lendo pra interagir com tudo que a obra tem a oferecer. A obra é uma verdadeira obra de arte. O autor é aquele que conduziu e conduz os seus alunos no melhor caminho na busca pelo conhecimento e de certo sendo uma pessoa de natureza intelectual e lógica sem deixar de ser um ser humanitário, tem muito a nos ofertar  mostrando  que apesar da superioridade biológica e intelectual  o nosso mundo precisa  de pessoas humanitárias capazes de transformar. A obra merece cinco estrelas, pelo o enredo, a gama de assuntos abordados e a forma sensível de envolver o leitor. Super-recomendo!



Essa obra foi escrita por Mauricio Silva de Moura, Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Ela foi inspirada nos resumos críticos existentes no blog “resumos críticos” (http://gpefhc.wix.com/resumoscriticos) que é vinculado ao Grupo de Pesquisa em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Tambem foi motivada por um desafio de uma estudante de Filosofia, a talentosa resenhista Geane Santos, que desafiou, seu então professor, Mauricio S. Moura para que escrevesse um livro de ficção científica. Desafio topado, livro sendo escrito em um espiral sem fim que é remodelado e aprimorado a todo momento. O que gera volumes sempre atualizados ad eternidade. A finalidade dessa obra é motivar e atrair jovens brasileiros para o exercício da leitura e da reflexão. Especialmente, ao gosto pela Ficção Científica, Filosofia, Tecnologia e pelas Ciências. A presente edição foi aprimorada, o que pretende-se realizar a cada novo lançamento. Isso significa que qualquer parte dessa estória poderá ser modificada, caso o autor julgue necessária a mudança.

Email de contato: msmoura@hotmail.com


Acesse também os links relacionados:




Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. A resenha ficou boa Geane! Muito interessante o enredo do livro, quando puder irei lê-lo. Assuntos científicos e filosóficos muito me atrai. Certeza de que farei uma leitura prazerosa e proveitosa. Sucesso ao autor abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que bacana ver você resenha do uma obra do seu professor. Bacana também entender que esse enredo de gênio surgiu após um desafio. Muito bom! Os desafios servem par isso. Estimular o próximo a buscar o seu melhor é sempre bom.

    Adorei a resenha, parabéns pela maneira cautelosa e admirável que conduziu a beleza dos termos apresentados. Não é tão fácil conseguir despertar esse desejo pela ficção científica naqueles que ainda desconfiam da beleza desse universo tematico, mas acredito que a suavidade de suas palavras no artigo servirão como estímulo.

    Ao autor, deixo o meu abraço e aplausos por nos presentear com essas ideias filosóficas, científicas e humanitárias. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Saudações caro Luciano Otaciano, para mim será uma honra tê-lo como um leitor. Muito bom saber que aprecias a Filosofia.

    ResponderExcluir
  4. Saudações Léo Otaciano, como disse anteriormente ao Luciano Otaciano é uma honra tê-los como leitores. Bom saber que tambem é entusiasta de temas humanitários. É muito importante que as pessoas sigam um caminho humanitário para transformar a realidade das gerações de um futuro próximo.

    ResponderExcluir
  5. Geane Santos, expresso a minha gratidão pela excelente resenha escrita por ti. Tens muito talento. Para mim foi uma honra ter sido seu professor durante seu curso de Filosofia.

    ResponderExcluir
  6. Luciano meu querido, que bom que gostou. Realmente o livro é muito bom. Tenho certeza que vais gostar. Obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  7. Léo, que bom poder ler teu comentário. Sabe que eu sou uma admiradora de sua escrita, e poder ler um comentário teu a respeito do que escrevi me deixa feliz. Espero que leia a obra você irá gostar. Obrigada pelas palavras!

    ResponderExcluir
  8. Mestre, que bom que gostou da resenha. Estou feliz por você, enfim , o desafio foi de fato transformador, nos apresentou um escritor e um ótimo livro. Agradeço pelas palavras e confiança.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd