terça-feira, 5 de julho de 2016

[Resenha] ''Um Amor Para Toda Vida'', da autora Érica Christieh

Título: Um Amor Para Toda Vida
Autor: Érica Christieh
Publicação: 2015
Editora: Buriti
Gênero: Romance
Páginas: 240


Sinopse: Alicia é cristã e em uma viagem a trabalho conhece Miguel, que é ateu. Os dois se apaixonam e Alicia propõe a Miguel um grande desafio: acreditar em Deus em apenas uma semana.

●●●

Ao iniciar a leitura desse livro, fui surpreendido com o enorme talento da escritora Érica Christieh. Sem demora, vamos a análise da obra. Começarei falando dos personagens do livro.

Falando sobre os personagens da obra:

Miguel Hernandes é cantor e líder de uma banda famosa, um detalhe: ele é ateu. Gabrielle Mendes, Cláudia Duran e Pablo Fagundes são todos integrantes da mesma banda liderada por Miguel. Alicia é uma cristã e uma bela jovem jornalista. Helem também é jornalista, renomada e namorada de Miguel. Os personagens secundários complementam a obra e todos os outros existentes no enredo possuem sentimentos e agem de tal forma que conseguem transmitir ao leitor. A autora foi muito caprichosa e estudou bastante a respeito de costumes, lugares e as personalidades de cada personagens, o que me agradou muito. Eu destaco a jovem jornalista Alicia, dentre todos ela é a minha preferida no livro. Uma mulher guerreira, de fé e que acredita firmemente em sua crença.

A história de fato, começa quando Alicia tem uma oportunidade única de ir para outro país, à trabalho. De início escreveria matéria sobre religião. Nesse país novo para ela, conhece Miguel, o líder ateu da famosa banda. Alicia propôs a Miguel um desafio, em uma semana ela o faria acreditar na existência de Deus. A partir desse momento Miguel vê sua vida glamorosa mudar completamente. Um romance maravilhoso entre dois seres bastante diferentes e opostos, acontece. é claro que existem os conflitos, decisões difíceis a se tomar, porém somente quem ler o livro sentirá o drama envolvendo o casal. 

Falando sobre a leitura do livro:

O livro é narrado em 3ª pessoa, sendo assim, tem todo o ambiente e fatos sendo contado de forma simples, porém bastante funcional. Há pessoas que não gostam muito de ler livros narrados em 3ª pessoa mas esse não é o meu caso. Eu até prefiro em 3ª pessoa do que em 1ª, mas é questão de gosto mesmo. Sendo assim, a leitura é fluída e descompromissada. O romance não é meloso em nenhum momento, às vezes é até inocente, fato que me agradou bastante. Outro detalhe importante da obra é que o livro é inteligente, está repleto de argumentos filosóficos, teológicos e também científicos. 


Slide de fotos do livro ''Um Amor Para Toda Vida'', da autora Érica Christieh.

A autora pesquisou bastante ao escrever o livro, o que me agrada bastante, não que livros que não precisem de pesquisa alguma não prestem, porém os livros que exigem uma pesquisa bem aprofundada do tema, são garantias de livros bem feitos. Outro ponto positivo na obra é que os diálogos de Alicia com Miguel são muito inteligentes. Por ser ateu, Miguel questionava sempre a existência do mesmo e Alicia sempre com argumentos inteligentes o respondia com muita maestria. O único detalhe negativo da obra e que existem muitos erros de ortografia e isso atrapalha por demais a leitura. Sugiro a autora que lance uma 2ª edição revisada para corrigir esse detalhe.

Meu quote favorito:

''Todo o Universo se encaminha de modo irreversível, para o túmulo não há escapatória, não ha esperança. Se não há Deus, o ser humano e o Universo estão condenados. Como prisioneiros condenados a morte, esperamos nossa execução inevitável. Não há Deus e não há imortalidade. E qual é a consequência disso? Significa que a própria vida é um absurdo. Não há sentido fundamental sem imortalidade e sem Deus.''
Pág. 156

Finalização:

A capa do livro é bonita, ela retrata perfeitamente a história. A diagramação contém erros ortográficos, o que atrapalha a leitura. Porém esse detalhe não tira o brilhantismo da autora, ela foi muito competente em elaborar o romance, romance este que certamente agradará o leitor sem preconceitos, assim como me agradou. Devo dizer que eu adoro romance, e apesar de ser homem e este gênero não agradar a maioria dos homens, me satisfez por completo. Uma obra inteligente, bem elaborada, com argumentos coerentes. Este é ''Um Amor Para Toda Vida'', um dos melhores romances que eu já li em minha existência.

Um livro sabiamente inteligente


Espero que tenham gostado da resenha.

Forte abraço.



Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Olá Luciano! Bela resenha. Gosto desse tema, e pelo seus comentários o livro deve ser bastante interessante.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ademilsom! Sim, o livro é muito boníssimo, como eu disse, foi um dos melhores romances que eu já li. Vale muito lê-lo, acredito que você irá gostar muito do opúsculo. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boa resenha, Luciano. Tratou pontos positivos e negativos de forma leal e exibiu o pequeno resumo sobre o enredo. Mandou bem.

    Gostei também do quote, é reflexivo.

    Valeu!!!

    =D7

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Leonardo!Que bom que você gostou, o livro é simplesmente maravilhoso. Faz o leitor refletir bastante sobre a vida num todo, e eu não posso negar, que amo livros assim. Só posso agradecer a autora pela obra. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luciano! Tudo bem?

    Adoro romances. Sou até suspeito em dizer tal, porém, essas leituras me encantam e me fazem viajar.
    Gostei muito da resenha e do livro. Parabéns pelo modo que a descreveu. =D7

    Abraços,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem! Leia-o, eu recomendo,além de você viajar,irás aprender muito com os conceitos da filosofia, teologia e ciência. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Luciano!
    Gostei muito de sua resenha. Gostaria que você resenhasse "Minha Obsessão", da mesma autora. Afinal, é um livro maravilhoso!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá,Fernando! Sim, o livro MINHA OBSESSÃO é maravilhoso, mas já foi resenhado no blog. O principal objetivo do blog é indicar livros naciomais e estrangeiros para as pessoas lerem, fazendo resenhas, porém o livro que você citou já tem resenha. Não há necessidade de eu resenha-lo novamente. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  9. Luciano meu querido!!! Você e seu jeito singular de fazer uso das palavras. Suas resenhas a cada dia fica melhor. Isso mostra que de fato você está no caminho certo. É encantador poder ler alguém que faz uso das palavras com sinceridade. Isso engrandece a escrita e sem sombra de duvida a pessoa. Diante de tua resenha o livro é realmente lindo, e a autora escreve muito bem, disso não tenho duvidas. Parabéns aos dois!

    ResponderExcluir
  10. Grato pelo teus elogios Geane! Autora é muito talentosa. Forte abraço!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd