sábado, 11 de junho de 2016

[Resenha] ''Mentirosos'', E. Lockhart


Título: Mentirosos
Autor: E. Lockhart
Publicação: 2014
Editora: Seguinte
Gênero: Juvenil
Páginas: 272


Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence – neta primogênita e principal herdeira –, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais. Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido... até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu


Assim que comecei a ler o livro, não parei mais, parei somente ao terminar a leitura. Devo dizer que costumo ler livros dessa maneira, sem interrupções. Vou começar falando dos personagens do livro, vamos lá...

Candy é nascida em berço de ouro, ou seja, ela é de família rica, porém vive um drama, a perda momentânea da memória, sofre bastante com o esquecimento. Gat é um cara normal, comum, que em todo verão convive com a família Sinclair. O enredo é bem escrito, intrigante, e até os personagens secundários da história tem personalidades fortes, são pessoas como nós, são reais e não soam nada superficiais como vemos em alguns livros. Dentre todos os personagens o que mais me identifiquei foi Gat. Há um velho ditado que diz que os opostos se atraem, como pode, Candy e Gat serem tão diferentes e semelhantes ao mesmo tempo, pois ambos não admitiam o sentimento que nutriam um pelo outro. Com o desenrolar da trama vemos que parecem serem sido feitos um para o outro. Candy sofre bastante durante a trama e é notória a evolução dela; ela vive uma jornada de autodescoberta e então amadurece bastante.

Olhem que diagramação linda!

A família Sinclair tem um mundo particular e assustador, mas ao mesmo tempo te fascina, sendo esse um ponto principal da trama. O poder e o dinheiro não valem absolutamente nada quando a tragédia bate à porta. Esse livro pode parecer um clichê, porém não é, mostra-nos de forma clara como o ser humano cria uma maneira e assume o papel diante de outras pessoas e isso acaba por destruir completamente o interior delas. Vemos nesse opúsculo e refletimos sobre temas importantes em nossa sociedade, como medo, insegurança, culpa, ganância, status social, dentre outros.

Falando sobre a leitura do livro:

O livro e narrado em 1ª pessoa, com uma narrativa leve e até poética em certos momentos, porém consegue transmitir de forma clara, sem nenhuma superficialidade, uma profundidade dos sentimentos dos personagens, sendo a leitura bastante prazerosa. o leitor é transportado para dentro do livro e não quer largar mesmo depois de ir lendo as suas páginas. A escrita da autora é maravilhosa, ponto para ela, que conduz muito bem a narrativa.

Meu quote favorito:

''Por um instante, nós dois estávamos sozinhos no planeta, com toda a vastidão do céu e o futuro e o passado se espalhando à nossa volta.''
pág. 2O4

O suspense do livro é devastador e o desfecho, idem. O leitor fica sem fôlego diante às pistas ao longo dos capítulos. A autora é surpreendente.

Finalização:

A capa e diagramação do livro estão maravilhosas, bem atrativas e bonitas. O livro é rico, te envolve desde o início ao fim. A estrutura da trama foi bem construída pela a autora de forma muito inteligente. O final é arrebatador. O livro me satisfez por completo e posso dizer que a leitura do mesmo vale muito à pena, e para você que ainda não o leu só posso dizer que é uma perda lastimável, quando puder, leia-o. Espero que tenham gostado da resenha, forte abraço a todos.




Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Olá Luciano, tudo bem?

    Cara, olha você aí, profissional nas resenhas. Parabéns.

    Bom, sobre o livro eu confesso que eu achei a capa dele não muito atrativa, tu disseste que achaste, contudo eu já o bi diversas vezes nas livrarias, contuso...sabe...não me enche os olhos.

    O enredo parece ser muito bom e super bem construído. O que me chama a atenção é você ter falado sobre a construção de personagens secundários. Muitas vezes eles são deixados de lado ou esquecidos, ou seja, foram colocados lá apenas para encher folhas.

    Enfim, parabéns pela resenha. Ficou sensacional.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Fala Luciano, que honra ver ao menos uma resenha sua aqui no blog, isso é fantástico.

    Parabéns, a resenha está ótima, muito objetiva, enfatizando tua experiência ao ler o livro e os pontos que foram mais marcantes pra você. Gostei muito.

    Este é um livro que lerei, sempre ouvi ótimos comentários a respeito e você chegou detonando também, dizendo coisas que só empolgaram mais ainda.

    Livros que transmitem os sentimentos dos personagens são ricos em reflexões. A vida, por si só, já é um grande drama, Shakespeare dizia isso e ao longo da nossa evolução, às vezes, nem percebemos o quão grandiosa é essa afirmação exata. Se tem suspense é porque há algo realmente surpreendente a ser descoberto e encarado. Aplausos para a autora, comprovar novamente que o livro é magnífico é muito bom. Sem contar que o título cai muito bem para diversas pessoas que nos cercam e adoram nos enganar e usar como cobaias, isso também é verossímil.

    Valeu, abraços!

    :D :D

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriel bom vê-lo aqui deixando o seu comentário! Que bom que gostasse da resenha, e quando puder leia-o, apesar de você não achar a capa atraente, o que tem dentro é o que realmente vale a compra. Sendo assim certeza de que a leitura lhe agradará, pois o livro é fantástico e inteligente. Forte abraço amigo.

    ResponderExcluir
  4. A honra é toda minha caro Leonardo! O livro é sensacional, e fico imensamente feliz que você tenha gostado da minha simples, porém feita com dedicação, e no meu ponto de vista ficou relativamente boa mesmo, até porque não sou especialista em resenhar livros como você é. Quando puder leia-o, certeza de que você irá refletir bastante. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luciano!!!
    Gostei muito de sua resenha. Achei super legal a forma com a qual você expôs sua opinião por meio de subtítulos.
    Muito bom mesmo!!!
    Espero ler mais resenhas suas, meu amigo.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Fernando! Obrigado meu amigo, vindo de você é uma honra pra mim, sabes que é um dos melhores resenhistas que eu conheço. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Uau!! Que resenha show. Resenhas muito bem moço! Que livro interessante pelo visto os assuntos abordados no livro são interessantíssimos, e de fato nos faz pensar em nossas ações diante do outro. Penso que dinheiro é muito importante para a vida do ser humano, pois é através dele que conseguimos muitas coisas materiais, no entanto o ser humano esquece que chegamos aqui sem nada, e o que aqui adquirimos por aqui fica quando partimos.
    Diante disso, creio que o melhor a fazer é ter amigos e tratar bem a quem nos rodeia deixar um pouquinho do que temos de melhor. Devemos cuidar para a nossa paz e a paz do outro.
    Ao ler sua resenha percebi que conduziste muito bem à análise, amarrando direitinho. E de fato cumpriu o objetivo, que além de apresentar um bom livro despertou em mm o desejo em lê- lo. Parabéns!!:-bd

    ResponderExcluir
  8. Olá Geane! Obrigado pelo inteligente comentário, vindo de você não esperaria outra coisa. É verdade o livro é riquíssimo, pois trata de valores, o grande problema é que a maioria das pessoas dão um valor exagerado aos bens materiais, e esquecem completamente de outros valores, sendo estes os mais importantes, como o amor, a amizade, o respeito. Que bom que você gostou Geane, um elogio vindo de você é muito importante,pois trata-se de um Ser humano fantástico. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  9. Maravilhosa resenha, Luciano. Mentirosos é um livro que tenho bastante receio de pegar, ouço muitos feedbacks negativos sobre ele. Mas, sua análise me instigou a lê-lo.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  10. Olá Patrick! Que bom que você gostou da resenha, pode lê-lo meu amigo, garanto-lhe que você vai amar a leitura. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  11. Bela resenha, Luciano. Gosto de tramas sobre famílias instigantes e misteriosas como parece ser a família do livro. Fiquei curioso e procurarei ler.

    ResponderExcluir
  12. Olá Ademilson! Leia-o. Certeza de que lhe agradará, que bom que a resenha lhe agradou. Forte abraço!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd