quinta-feira, 30 de junho de 2016

[Resenha] ''Assassinato no Expresso do Oriente'', de Agatha Christie

Título: Assassinato no Expresso do Oriente
Autor: Agatha Christie
Publicação: 2013
Editora: Nova Fronteira
Gênero: Literatura Estrangeira - Policial
Páginas: 200


Sinopse: Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.

————————

Ao começar a leitura do livro deparei-me com aquela que é considerada por muitos, a rainha do crime, e não é de menos a fama que essa mulher tem, ela é fantástica, é reconhecida mundialmente por seus livros no melhor estilo romance policial. Então, vamos lá, sem enrolação. Leiam agora a minha análise sobre a obra.

Falando sobre os personagens da obra:

Hercule Poirot trabalha como detetive que, ao fazer uma viagem no Expresso do Oriente, acaba ficando preso no trem devido uma forte nevasca. Na manhã do dia seguinte um americano é encontrado morto na sua cabina, com doze facadas e a porta trancada por dentro. Hercule Poirot decide investigar o caso, seguir as pistas ou desviar-se delas,para desvendar o assassino. O livro tem vários personagens e todos eles apresentam características próprias de formas bem distintas e são apresentados ao leitor de maneira bem peculiar. Dentre todos os personagens presentes na trama o que mais me agradou foi o Hercule Poirot, porém esse detalhe não desmerece os demais que são importantes na obra de Agatha Christie.

Falando sobre a leitura do livro:

A leitura é muito prazerosa, apesar do gênero romance policial que muitos leitores não se agradam por ser uma narrativa às vezes cansativa e muito detalhista, não ocorre nesse livro. A escrita de Agatha Christie nessa obra é carregada de sarcasmo e ela mostra de forma brilhante os estereótipos criados pelos próprios europeus sobre os americanos, italianos, ingleses, franceses e outras nacionalidades, isso me fascinou completamente.

Slide com fotos do livro ''Assassinato no Expresso do Oriente'', de Agatha Christie

A rainha do crime te envolve por completo e apesar do livro conter muitas informações e detalhes, repito, a leitura não é cansativa. O que eu também gostei bastante no livro é que ele é dividido em três partes, ajudando a entender de forma mais clara os fatos que vão sucedendo. Se o leitor for atento descobrirá o assassino antes de terminar o livro. o enigma do livro te coloca muitas vezes em um labirinto se você não estiver bastante atento aos fatos. Se o livro de romance policial for muito longo o leitor acaba esquecendo os detalhes cruciais importantes, porém nesse aqui, vários novos detalhes vão surgindo e você pode ficar totalmente perdido. Eu não sei dizer se esse é o melhor livro de Agatha Christie pois eu não li todos mas posso dizer que certamente é um dos melhores da consagrada autora inglesa. Esse é aquele tipo de livro que vale a leitura de cada página.

Meu quote favorito:

— Queria me ver?
— Queria perguntar-lhe, Mademoiselhe, por que nos mentiu hoje de manhã?
— Menti? Não sei o que dizer.
— Escondeu-nos o fato de que, ao tempo da tragédia dos Armstrong, a senhorita morava na casa. Disse-me que nunca estivera na América.

Finalização:

A capa e diagramação do livro estão impecáveis, aliás a capa em formato duro dessa edição da Editora Nova Fronteira está um luxo. Além de bonita é durável. O livro é espetacular desde as suas páginas iniciais até o término, por ser um livro curto a leitura é rápida e prazerosa. Se você gosta de enigmas e busca solucionar um crime, que tal embarcar com o Hercule Poirot nesse que é um caso à parte? Pra finalizar, a consagrada rainha do crime merece mesmo a fama que tem pois essa obra é simplesmente fantástica.

A leitura vale cada página


Espero que tenham gostado da resenha.

Forte abraço.



Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Olá,meu amigo!!!
    Sua resenha está ótima. Parabéns!!!
    Eu li essa obra na adolescência. Aliás, li varios livros da Rainha do Crime nessa época. Bons tempos.
    Recentemente, assisti ao filme. Gostei muito.
    Você pode baixá-lo nesse link: http://minhateca.com.br/chaveslegall/A)+FILMES+*e2*98*86*e2*98*86*e2*98*86*e2*98*86*e2*98*86*e2*98*86*e2*98*86*e2*98*86*e2*98*86*e2*98*86*e2*98*86*e2*98*86*e2*98*86/B+-+FILMES+*e2*98*86*e2*98*86*e2*98*86*e2*98*86*e2*98*86/*23++AGATHA+CRISTHIE/Assassinato+no+Expresso+Oriente+(1974)/Assassinato+no+Expresso+Oriente+(1974),663566999.avi(video)
    É um pouco grande, mas funciona, rs..
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu amigo. Fico satisfeito em saber que gostasse da resenha elaborada por mim. A rainha do crime é simplesmente fenomenal. Vou tentar baixar o filme dela e assistir, certeza de que me agradará. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Excelente resenha, como de costume, objetivo e eficaz. O domínio da palavra para expressar suas sensações durante a leitura é agradável. Parabéns novamente, cara.

    Pretendo ler esse livro esse ano, vamos ver se consigo, sempre que vou lê-lo há imprevistos que impedem.

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luciano! Tudo bem?

    Cara, resenha legal hein? E esse livro de capa dura? U-A-U!
    Eu acho a escrita da Agatha incrível, apesar de ler poucos livros da autora (li no colégio), mas ela encanta multidões! :D

    Gostei da sua resenha! Parabéns! :)

    Abraços,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  5. Complementando:

    Mais um livro internacional no Blog, mais um com um ótimo enredo e de cinco estrelas. Só gente Top esses autores.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Leonardo! Grato pelo teus elogios, um elogio seu é muito importante pra mim. Pois você é um resenhista muito competente. E verdade os autores estrangeiros que já foram resenhados pela equipe do blog,são fantásticos. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Daniel tudo beleza cara! Obrigado pelo seu comentário, e contente que a resenha tenha lhe agradado. A rainha do crime é fenomenal, não é a toa que a mesma tem essa fama toda né verdade. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Uauuuu, parabéns Luciano esse livro está me atraindo muito, pelas capas e sinopse, queria muito comprar o box porém estou com medo de ser edição economica, na qual tenho muita dificuldade para enchergar, sua resenha merece nota 10 ameii.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Beta. Quando puder leia-o, você irá amar a leitura. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá Luciano, ótima resenha.

    Adorei sua abordagem sucinta do assunto, ficou incrivelmente leve e agradável. Pelo que você retratou do enredo do livro, me lembrou muito um livro que eu tenho aqui em casa, que é "Se Arrependimento Matasse" do autor Alma Cervantes, que tenho muita semelhança, pois tem uma narrativa angustiante que deixa o leitor bastante tenso. Desde já, recomendo ele.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Gabriel! Valeu pela dica de livro, é sempre bom receber indicações de obras que precisam ser lidas. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom moço! Ler essa resenha me trouxe belíssima lembranças, de quando lia a Rainha do crime. Não li todos dela ,mas meu favorito até agora foi "A Mansão Hollow". Não li este ainda, mas de acordo a resenha irei gostar muito, pois você apresentou muito bem o livro. bela resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Geane! Agatha é fenomenal, seus livros são espetaculares. Contente que a minha resenha, tenha aguçado sua vontade em lê-lo. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi, gostei muito da sua resenha, super objetiva. Conseguiu despertar minha curiosidade... Tenho ele aqui, mas ainda não estava convencida a lê-lo. Com certeza será um dos próximos.
    Li "E não sobrou nenhum" da autora e fiquei apaixonada. A sinopse desse também me agradou muito :)


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir

  15. Olá, Carol! Quando puder leia-o. Você vai amar a leitura. Obrigado pela visite, e volte quando quiser. Forte abraço!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd