quinta-feira, 3 de março de 2016

Resenhando: ''Futrinho, a Lenda'', autor Paulo Futre, publicação Chiado Editora

Olá, bem-vindos a mais uma resenha no blog. A obra ''Futrinho, a Lenda'' do autor Paulo Futre é uma publicação da Chiado Editora. Estou bem feliz com mais esta leitura, que está no gênero de Literatura juvenil. Alguns não devem saber mas sou apaixonado por esse gênero. Admiro os autores que conseguem transmitir em palavras tão formosas, textos para a nossa juventude. O que encontrei nas páginas do livro de Paulo Futre, autor português nascido em Montijo, não foram apenas desenhos infantis bem coloridos, vou dizer a vocês como é a obra que recebi esta semana, fruto da minha parceria com a Chiado Editora.


Título: Futrinho, a Lenda
Autor: Paulo Futre
Publicação: 2013
Editora: Chiado Editora
Gênero: Literatura juvenil
Páginas: 78


Sinopse: Paulo Futre nasceu no Montijo e começou a jogar futebol logo em criança. Primeiro, com os amigos, na rua, aos pontapés nas latas e em bolas improvisadas. Depois, em alguns dos melhores clubes do mundo e na Selecção Nacional.

Com apenas 11 anos, foi para o Sporting, onde fez toda a sua formação. Aos 18 anos, saiu para o FC Porto e foi nos dragões que conseguiu ganhar a Liga dos Campeões, em 1987. Passou a ser um dos jogadores mais cobiçados do mundo e seguiu para o Atlético de Madrid. Ainda em 1987, seria considerado Bola de Prata.

Em Espanha, tornou-se no primeiro jogador português a fazer história no futebol internacional. Ganhou duas Taças do Rei (Taça de Espanha) e ainda hoje é considerado o melhor jogador da história do Atlético de Madrid pelos adeptos do clube. Passou também por Benfica, Marselha, AC Milan, Regianna, West Ham e Yokohama Flugels. Foi internacional por Portugal em todas as categorias e é o jogador mais jovem de sempre a ter vestido a camisola da Selecção Nacional (fez a sua estreia apenas com 17 anos).

A vida de Paulo Futre é uma história de talento, coragem, espírito de sacrifício e vitórias. Um exemplo para os mais novos pela força e determinação com que sempre encarou cada desafio. Aqui fica o testemunho, para todas as crianças, de um dos maiores futebolistas portugueses de todos os tempos.



De forma resumida, o enredo retrata a trajetória de Paulo Futre no meio futebolístico, uma história linda e fantástica de um menino que desde pequeno tem o sonho de ser um jogador de futebol. Futrinho sempre foi apoiado por seus pais e amigos e desta forma seguiu em busca do sonho, passando por vários momentos bons - cheios de glórias e surpresas no futebol, com conquistas incríveis. - e outros ruins, com  frustrações e lesões. 

Tudo é narrado por Paulo Futre, que interage brilhantemente com o leitor, dando dicas, deixando claro as circunstâncias de cada escolha que se faz na vida e fazendo perguntas de modo bem legal para aquele que lê. O livro, apesar de também poder ser lido e apreciado por adultos, é super indicado para leitores mais jovens, entre seus oito e quatorze/quinze anos. 

A história é macia, livre de qualquer tipo de cenas agressivas ou fatos com mortes ou pressões psicológicas. O autor escreve muito bem, sua expressão escrita é muito simpática e bem-educada. Para aqueles que se entendem com esse gênero literário o livro é uma excelente indicação, assim também para aqueles que sonham como o autor, em serem grandes estrelas do futebol. Paulo Futre dita boas lições de vida de forma clara e objetiva e é certo que isso fará muitos se identificarem com a sua história. Ele cita vários clubes e jogadores famosos de tempos antigos e também da atualidade, como Real Madrid e Cristiano Ronaldo.

Tive saudade dos tempos juvenis ao receber a obra e acompanhar a leitura repleta de ilustrações.

Já nas primeiras páginas, Paulo deixa um ensinamento muito legal onde aborda a questão da identidade de cada um, mas não em referência ao documento de identificação, sim às características e caráter pessoal que cada pessoa carrega em si.

''A nossa identidade é sagrada. Nunca devemos trocá-la com ninguém. Seja para jogar à bola ou outra coisa qualquer.''

É inegável que Paulo Futre utilizou de seus sentimentos mais bonitos para escrever este livro. É bem entendido que esta parte de sua vida lhe marcou bastante e por isso quis partir em busca de registrar todos os pontos que achava tão importante para transmitir ensinamentos aos sonhadores mais jovens.

Apesar de ser um livro escrito por um autor de Portugal, não há dificuldade de compreendimento para os brasileiros. Não foi feito um uso demasiado de palavras tão difíceis e diferentes do vocabulário do Brasil. Isto é bem legal e abrangente.

Diagramação show!!! Tudo nos conformes pra garotada babar

''Futrinho, a Lenda'' é integrado por tantas lições e assuntos diversificados que são bem predominantes na vida daqueles que ainda não sabem se sair tão bem quando defrontados por cada uma dessas temáticas. Ele passa pelos sonhos, pela confiança, pelo primeiro beijo, a fama, as brincadeiras de menino, a inimizade, o egoísmo, o aperfeiçoamento, as glórias e as derrotas. Tudo isto em apenas 73 páginas. Incrível, não é? Uma obra realmente lotada de instruções precisas.

''Devemos sempre ouvir os mais velhos, aqueles que sabem mais do que nós. Só assim podemos crescer. Mas também devemos ter força e caráter para aproveitar as oportunidades que a vida nos traz e tentarmos vencer, sem prejudicar ninguém e sem brincar com as coisas sérias..''

O nome escolhido para o livro e a capa são belíssimos. Deixa claro a aventura que os leitores irão encontrar. Os capítulos são nomeados e duram no máximo duas páginas, terminando quase sempre com as lições de vida. O formato do livro é bem legal, quadrado, capa dura, agrada demais aos mais jovens e traz lembranças dos antigos discos de vinil aos mais velhos. Há ilustrações bem legais em todas as páginas. A produção editorial da Chiado Editora merece palmas mais uma vez. Confiram no vídeo abaixo os detalhes do livro.



O enredo é rápido, quando se lê o livro se tem a impressão de estar ouvindo o próprio autor contando a história em uma praça. É tudo maravilhoso e não dura nem uma hora para se concluir a leitura.

''Nunca me senti de outra galáxia por ser do Sporting.Nem deixei de dar valor às coisas da minha terra e das minhas origens. Esta é uma lição que deves guardar para toda a vida: nunca te esqueças de onde vens. Nunca renegues as tuas origens, a tua terra, a tua família e os teus amigos.''

As dificuldades sofridas por Futrinho nas aventuras futebolísticas, tiveram que ser superadas e neste ponto o autor passa a ser admirado por mim por colocar os temas superação e coragem como itens da história.

''Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes. Nunca desanimes com as injustiças. Continua a lutar com a mesma força e a mesma vontade. Só assim conseguirás passar os momentos mais difíceis. Os verdadeiros campeões nunca desistem.''

É bom ter livros assim em nossa coleção. A história é legal demais.

A obra em si já serve como a própria resenha por conter tantos trechos valiosos. Assim como todo o enredo, os acontecimentos finais são belos, contagiantes e encorajadores. Paulo Futre está de parabéns. A obra não merece menos de 5 estrelas. É admirável ainda encontrar autores que se preocupam com a formação dos jovens. Recomendo por tratar com tanta beleza temas de valores voltados ao público juvenil. O livro é excelente.


''A vida reserva-te muitas surpresas. Nunca sabemos o que vai acontecer por mais planos que possamos fazer. A melhor forma de reagirmos ao inesperado é seguirmos em frente. Com alegria e com força. Sem medos!''

Entrem no site da Chiado Editora e encontrem esta e outras fascinantes obras. Não deixe de conferir e fazer as suas escolhas. O conteúdo da editora é muito amplo, há livros para todos os gostos.

Acesse http://www.chiadoeditora.com

Por aqui termino de forma a pedir mais uma vez o comentário de vocês, amigos. Vocês já leram este ou outros livros semelhantes a obra? O que acharam?

Despeço-me com um forte abraço em cada um.

Até a próxima!!!


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Parabéns! Como sempre, você consegue captar as melhores mensagens do texto e cativar seus leitores! Mais uma resenha espetacular, meu amigo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Quw lindo adorei a resenha você sempre arrasa..Capa linda do livro o Autor arrasou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beta, o livro é muito bom pra tranquilizar a mente, e relaxar, ter boas lições. Recomendo.
      Beijos.

      Excluir
  3. Lindo livro!! Belíssima resenha.Nossa quantos ensinamentos. Muito bom!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd