segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Informativo: Leituras de janeiro e fevereiro

Olá meus bons amigos, sejam bem-vindos novamente. Essa matéria é bem especial, nela estarei lembrando as minhas leituras dos meses de janeiro e fevereiro. Vou fazer um resumão bem legal com algumas citações importantes de como foi a leitura e do que eu encontrei pelo caminho após abrir os livros em questões e viajar entre suas páginas. 


Nesses dois primeiros meses do ano eu fiz a leitura de 12 livros. 9 são nacionais. Entrei em vários ambientes e épocas e descobri diversas personagens e pensamentos. Quanto aos autores, somente uma palavra pode definir esse grupo, MAGNÍFICOS. É verdade que me encantei demais por todos eles e claro, tive que recomendar suas obras em minhas redes sociais. 

A minha primeira leitura do ano foi bem demorada. A mistura de emoções que senti foi gritante. Estive entre o sentimental, a revolta e o horror, ''It: A Coisa'' do grande mestre Stephen King, mexeu com o meu psicológico de uma maneira absurda. Eu classifiquei esta leitura com 5 estrelas e este foi O MAIOR LIVRO LIDO neste período.

Em seguida, tive que repor parte do meu psique que ficou conturbada na leitura anterior. Os pensamentos de um literato sobre a vida e suas significâncias me deixaram mais equilibrado. Descobri coisas sobre o Universo, o amor, a ciência, os seres e tantas outras no livro ''Reflexões de Vida'' do autor Luciano Otaciano. Minha classificação para a obra foi 5 estrelas e como o próprio nome já evidencia, este foi O LIVRO MAIS MEDITATIVO.

O próximo livro me trouxe O TEMA MAIS EXPRESSIVO. ''Minha Obsessão'', escrito por Érica Christieh foi classificado por mim também com 5 estrelas e acentua sentimentos como inquietação e paixão, uma obra com muito conteúdo. 

''Jonas Vai Morrer'', obra de Edson Athayde foi O MELHOR LIVRO e O MELHOR MATERIAL EDITORIAL desses dois meses. A obra é fantástica, o enredo totalmente original, diferente e inteligente. Sinto vontade de relê-lo diversas outras vezes para me contentar e admirar a excelsa habilidade do autor. O material apresentado pela Chiado Editora me surpreendeu. O livro e as folhas são bem leves e a diagramação é perfeita. Sem dúvida, marquei 5 estrelas.

Depois eu parti em uma aventura dos anos 80 repleta de descobertas, personagens legais e incomuns e a velha e precisa mensagem de coragem contida no enredo. O livro de James Kahn, ''Os Goonies'' me trouxe muita nostalgia. Minha classificação foi 4 estrelas e na minha opinião o livro apresenta A CAPA MAIS BONITA.

A leitura seguinte foi a de um livro do Mestre do Horror nacional, Rubens Francisco Lucchetti. Na verdade não senti medo ao ler ''O Fantasma de Tio William'' mas me diverti com o velhinho fantasma astuto e cheio de ideias. O autor é um gênio, já escreveu mais de mil livros e ainda segue escrevendo. Este foi O LIVRO CLÁSSICO entre as minhas primeiras leituras do ano. O classifiquei com 5 estrelas. 

Senti falta de uma dose de fantasia na alma e corri em busca de conhecimentos em um mundo diferente. Encontrei ''O Tesouro de Caularom'', escrito por Lívia R. Stocco e classificado por mim com 5 estrelas. Uma história com um enredo interessante e personagens singulares. Reis e rainhas nem sempre são sinônimos de grandeza e justiça. Vocês deviam ler o livro também, foi na resenha dessa obra que recebi O COMENTÁRIO MAIS AUTÊNTICO entre todos os outros já recebidos aqui no #ML.

''O fato de você ter escolhido esse livro me fez pensar em algumas coisas. Aliás, preciso repensar uma porção de atitudes.''
Fernando Nery

Certeza também é dizer que O LIVRO MAIS SURPREENDENTE dessas 12 leituras foi escrito pelos irmãos W-Souza e tem como título ''Diário de Busca'', uma incrível jornada com muitos, eu disse MUITOS ensinamentos sobre a vida. A classificação foi 5 estrelas. O enredo é fantástico e uniu um pouquinho de assuntos bem diferentes no seu conteúdo. Adorei!

Ana Rapha Nunes me presenteou com um livro muito significativo e meigo. ''A Lua Que Eu Te Dei'' me trouxe boas sensações sobre a infância e sua inocência. O livro é mágico e foi classificado com 5 estrelas. A autora soube colocar assuntos sérios dentro dessa obra infanto juvenil e isso atrai o leitor. Foi O ROMANCE COM MAIS TERNURA

Após o alto nível de meiguice, parti para o deserto do velho México para observar como corvo, o duelo entre personalidades marcantes de ''Segundo a Lei da Arma'', escrito por José Alberto Casado. O LIVRO MAIS DIFERENTE que eu li, por se tratar de uma história de gangues do deserto. É incomum encontrarmos livros desse tipo. Mas gostei muito do que li e vivenciei na imaginação. Sua classificação foi 4 estrelas.

Como ninguém é de ferro, tive que praticar um pouco de sexo. Ainda bem que o Afonso não é ciumento. Haydeé me proporcionou ótimas sensações em ''O Amor nos Tempos do AI-5'' escrito por Ricardo de Moura Faria. Brincadeiras a parte, apesar das cenas de sexo em seu conteúdo, o livro é rico em mensagens e foi A LEITURA COM MELHOR CONTEÚDO HISTÓRICO que fiz, classificando-a com 5 estrelas. Os momentos da ditadura e do AI-5 - Ato Institucional número 5 - são descritos de forma grandiosa. 

Para finalizar, a minha leitura de número 12, me trouxe muito contentamento e admiração por L.N. Arantes. ''Os Dois Mundos: O Arauto'' foi A FANTASIA MAIS REAL que li durante esses dois meses. A forma como o autor expõe o ponto de vista e atitudes das raças em sua história, me lembraram as nações que se confrontam na atualidade. Minha classificação foi 5 estrelas.


Galera, agora eu lhes pergunto, onde eu estava que não havia tido nenhum contato ainda com as obras desses maravilhosos autores? Estou tendo sorte com minhas leituras ou os nossos talentosos autores nacionais estão finalmente aparecendo no cenário literário do nosso país?

Espero que tenham gostado do resumão das minhas leituras de janeiro e fevereiro, pois sempre é bom relembrar e recomendar bons livros.

Agora, sem perder tempo, venham comigo participar da Maratona Literária de Nacionais 2016  #MLNacionais2016 organizada por mim e mais 4 amigos, Agno, Fernando, Luiz e Patrick. Entrem no link abaixo e venham apoiar a ação. Os nossos escritores nacionais merecem. 


Um forte abraço e até já.



Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Achei super legal sua ideia de mostrar os livros. Sem você saber, acabou realizando um Book Haul escrito. Aliás, é o primeiro Book Haul escrito que vejo. Até o presente momento, assisti na forma de vídeo.
    Achei bem interessante sua demonstração. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu meu amigo. Muito obrigado. É mesmo, foi um Book Haul escrito, eu nem havia notado, rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Depois que escrevi esse comentário, fiquei na dúvida se realmente foi um Book Haul. A expressão Book Haul refere-se aos livros adquiridos em um determinado período. Eles não precisam ser lidos. Se esses livros chegaram em suas mãos no período de janeiro e fevereiro, temos um Book Haul. Como eu não tenho esse dado, não posso afirmar se realmente você fez.
    Porém é certo que são as leituras feitas no mês de janeiro e fevereiro. Algumas vezes o Book Haul pode coincidir com as leituras feitas.
    Abraços
    P.S.: Esqueci de agradecer por me citar. Nem me lembrava do comentário.

    ResponderExcluir
  4. Uauuu!Que bacana a forma que você falou dos livros lidos, você escreveu de forma interessante, dando a nós leitores vontade de correr e comprar os livros citados. Como sempre estou a falar.Tu és muito bom!❤

    ResponderExcluir
  5. Todos os livros me aprecem serem ótimos! Obrigada por lembrar de mim Léo. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto!
    Alguns livros chamaram minha atenção. Irei da uma olhada nas resenhas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso meu amigo. Um forte abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd