segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Resenha analítica: ''Eu, Inabalável'', obra de Josué Matos, Editora PenDragon

Olá amigos do Marcas Literárias, na última sexta-feira, dia 18/12, dei início a leitura do livro ''Eu, Inabalável'' do incrível autor Josué Matos, e trago neste post a resenha crítica da obra. Li o livro em apenas duas madrugadas e quero compartilhar com você de forma imparcial as suas marcantes características. Então, venha comigo...


Título: Eu, Inabalável
Autor: Josué Matos
Publicação: 2015
Editora: PenDragon
Gênero: Policial
Páginas: 212


Sinopse: "Leonardo desperta. Olha para o relógio de cabeceira e percebe que ainda tem bastante tempo para se arrumar e ir para o colégio. Ao se levantar sente algo diferente. Verifica o quarto. Tudo está em seu devido lugar. Ele coça os olhos para ter certeza que está desperto. A sensação de incomodo continua dentro dele. Ao descer do ônibus percebe uma grande aglomeração de gente em frente a antiga loja de esquina, próximo a entrada da escola. Curioso vai em direção a multidão. A cada passo dado a sensação de desconforto aumenta. Ao tentar se aproximar da faixa de segurança colocada pela polícia, sente o braço ser puxado por seu amigo Luis, todavia é tarde, já havia reconhecido as roupas de seu irmão Alan. Não consegue segurar as lágrimas, desesperado corre em sua direção, é impedido por policiais. Só lhe resta gritar para que ele lhe ouvisse, não há resposta, Alan está morto.

Imagine-se tendo seu irmão morto, assassinado. Sua mãe internada em estado de choque. Seu pai consumido pelo ódio. A policia nada fez. Você quer vingança, mas o mal poderá roubar seu grande amor. Você iria até o Fim?

Mergulhe nessa batalha travada dentro do coração de Leonardo. Compartilhe suas dúvidas e medos. Descubra junto com ele que vingança não significa justiça, e que o ódio não pode conviver com o amor."

Esta obra de Josué Matos é bastante reflexiva, trazendo à tona assuntos realmente importantes da nossa sociedade e tem como base um tema muito debatido, OS DIVERSOS TIPOS DE PRECONCEITOS.


O livro tem 27 capítulos e é narrado em terceira pessoa. Os trechos são divididos de forma que se pode entender os passos de cada personagem. Em cada trecho, os enlaces deles vão sendo revelados aos poucos.

Falando em personagens, eles são marcantes. Além de Léo, protagonista, que sente sua vida se arruinar após o assassinato de seu irmão mais velho e que arma seu plano para descobrir a identidade do assassino, outros indivíduos também participam de forma extremamente ativa e tem suas importâncias na história, o que não poderia ser diferente, já que se trata de uma trama policial, repleta de suspense e reviravoltas. Uma delas é a agente Valéria, que fica encarregada do caso do homicídio e que corre atrás de vestígios para juntar provas e dar ao culpado sua sentença. Ela marcou a história com sua persistência e explosão. Além disso é intuitiva e muito segura de suas ações. Já Humberto, jovem professor de história, demonstra ter um coração bom, pois suas atitudes são honrosas e humanas, o que em determinadas vezes, acaba causando desconfianças naqueles que o cercam. Outro personagem significativo é o Luís, amigo de Léo, jovem problemático que acabou buscando nas drogas, frustradas soluções para sua ganância na vida. Há também Eduardo, Daniel, Marcos e Cláudia, que compõem o ciclo de personagens essenciais da trama, que se passa no Rio de Janeiro, entre 2008 e 2011.

"Muito feliz por finalmente ter conseguido reabrir a investigação, Valéria foi diretamente aos arquivos da polícia para rever todos os depoimentos e material que tinha sobre o caso.''

''Eu, Inabalável'' é uma história que salienta bastante os desejos incontroláveis do ser humano. A sede de vingança; o desvairado prazer por rapazes mais jovens; o obsessivo, doentio e idealizado amor; o sonho de ser pai; a incontrolável vontade de sentir-se de alguma forma, INABALÁVEL. Traz à tona também a queda de um tabu que assombra parte da sociedade denegrindo direitos de igualdade humana. O enredo é extremamente envolvente. Alguns acontecimentos centrais logo ao primeiro capítulo, fazem as próximas páginas serem lidas com muito mais atenção. É interessante do início ao fim. Vai muito além da mensagem que muitos talvez pensem ser a principal - A RESOLUÇÃO DE UM CRIME. Os outros assuntos se entrelaçam na obra genuinamente. Acaba propagando uma conscientização sobre assuntos ''pesados'' que ainda rondam a nossa atual sociedade, como a homofobia, a pedofilia, a violência sexual, física e mental e o uso e distribuição de drogas.

Mais uma vez o autor mostrou-se caprichoso com a escrita. É de se elogiar a forma com que ele narra os passos de cada envolvido, é magistral. Durante a leitura não se pode notar algo que apague o brilho da obra, que foi desenvolvida de forma clara, objetiva e natural, sem fazer o leitor se fadigar. 

''Viu o seu irmão caído no chão, morto. Sentiu um calafrio por todo o corpo, e como um sopro, seu coração encheu-se de ódio, era a motivação necessária para fazê-lo continuar. - Você será vingado, meu irmão, eu prometo!''

A descoberta do assassino é a resposta para algumas questões levantadas durante a história. O autor não perdeu o foco em momento algum - o que algumas vezes acontece em livros de suspense policial em que haja um assassino à solta - e criou elos bastante coerentes. 

''O aparelho não parava de vibrar informando que haviam mensagens de texto não lidas. Inocentemente Leonardo decidiu abrir o flip do aparelho para verificar as mensagens (...) Abriu a primeira mensagem, leu. Seu semblante começou a mudar, passou para a segunda mensagem, seu rosto, antes com um sorriso, passara a seriedade, passou para a terceira mensagem, franziu a testa contraindo as sobrancelhas (...).''

O material ilustrativo também é muito bom. A capa aguça o interesse do leitor e deixa claro o gênero do qual se trata o livro. Assim como as páginas amareladas e a diagramação do miolo, que também merecem ser destacadas positivamente.


Josué Matos mostrou que, para cada indivíduo, independente de classe, cor ou credo, haverá seus segredos obscuros e, às vezes, mentes perturbadas em cada um destes. Entretanto, amor e perdão os fazem evoluir e prevalecer. É um livro FANTÁSTICO e muito bem escrito pelo autor. Empolgante, verdadeiro e impressionante.

Não há como marcar ''Eu, Inabalável'' com menos de 5 estrelas. É um livro certamente recomendado para os leitores.



Agora, leitor, algumas perguntas: o que mais esperar de Josué Matos? O que será que vem por aí? Enquanto o Marcas Literárias não o entrevista para saber as próximas novidades, algo é certo,  coisa boa sempre virá, teremos pela frente muitas obras fantásticas deste talentoso autor.

Então é isso, não deixe de comentar e dizer o que você achou da resenha e do livro, isto ajuda muito na divulgação do nosso querido amigo Josué e também do Marcas Literárias. E fique atento, (a resenha pessoal) do livro vai ser postada logo, logo aqui no blog.

Abraços!

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Obrigado Léo. Suas resenhas sempre nos enchem de motivação para continuar. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo livro, adorei a história. Tenho certeza que não apenas eu, mas todos os fãs querem e esperam que você continue e nos alegre com mais livros tão maravilhosos.

      Obrigado.

      Abraços!

      Excluir
  2. Como sempre o Leonardo faz as suas resenhas de modo bem elaborado. Algumas pessoas confundem ou, simplesmente não sabem o que é uma resenha.
    Pode ver que na maioria dos blogs que vemos por aí. É que não se fazem resenhas, e sim um resumo do livro. Resenha é bem diferente de resumir um livro, parabéns ao Leonardo! Suas resenhas estão entre as melhores da net. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio Luciano, fico feliz em saber que estou indo pelo lado certo e agradando a vocês com o conteúdo e resenhas do blog.

      Abraços!!

      Excluir
  3. Continuas escrevendo muito bem. E que resenha hein! Resenha que de cara nos faz querer o livro. Parabéns Léo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Geh, nossa, se você adquirir o livro não vai se arrepender. Como disse na resenha, super recomendo, é impressionante.

      Beijos e obrigado pela constante visita.

      Excluir
  4. Os assuntos que estão ao redor da resolução do crime é o que parece ser o mais importante do livro. Gostei bastante. Sinto que vou amar esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, tenho certeza que você vai adorar o livro.

      Excluir
  5. Meu Deus, preciso deste livro, me despertou tanta curiosidade. A temática do livro é muito boa, a narrativa parece ser bem envolvente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Recomendadíssimo meu amigo Gabriel.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd