segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Notícia: Alunos da Escola Talento Infantil, em Itaberaba - Bahia, conhecem a história de ''Gabriel Pimenta''


Olá, hoje trago a você uma matéria fantástica e emocionante que me deixou super feliz esses dias. Sinto-me muito realizado quando vejo projetos desse tipo sendo realizados por nossos amigos e parceiros pelo Brasil. Uma de minhas amigas e parceiras do Marcas Literárias, Geane Santos (cujo parceria será anunciada em post, em breve aqui no blog), realizou entre os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e junto aos responsáveis da Escola Talento Infantil em Itaberaba - Bahia, uma brincadeira literária cujo prêmio foi o livro ''Gabiel, a Ladeira, o Pimenta'', isto mesmo, acredite, o nosso querido ''Pimenta'' está contando a sua história na Bahia. 

A brincadeira consistiu na elaboração de pequenos textos em sala de aula sobre o tema ''A importância da leitura em minha vida'', tema este que tem tudo a ver com a linda história apresentada na obra ''Gabriel Pimenta'', menino sapeca de onze anos que decide contar ao povo do morro a sua visão sobre os moradores e as dificuldades que teve que enfrentar após um acidente. Gabriel, assim como estes lindos alunos da Escola Talento Infantil, de certa forma também encontrou um refúgio na leitura. Geane me contou que a escolha do texto foi muito difícil de ser feita, afinal, todos os alunos se empenharam bastante e conseguiram elaborar lindos textos sobre o tema. Mas como somente havia um exemplar do livro, alguém teria que ser escolhido e esta pessoa foi a queridíssima aluna Nicolle. Olhe só o texto maravilhoso que Nicolle escreveu.

''A leitura é tudo em minha vida, sempre que pego um livro sinto que estou em outro lugar. Tenho um livro que o título é "Descanse em paz meu amor..." de Pedro Bandeira (trabalho feito com a pró Geane). Sempre acabo distraída no mundo da leitura, pois é o lugar que tudo pode acontecer, olho para um livro e sinto uma coisa diferente, sinto que o livro é metade de da minha vida. O livro é para vida toda, se você não sabe o que é um livro, também não sabe o que estás perdendo, pois o livro é: Fantasia, Suspense, Mistério e Vivências, enfim, tudo que há de bom têm em um livro. 
Nicolle, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental da  Escola de Talento Infantil, da cidade de Itaberaba - BA.

Solicitei que Geane também enviasse mais três textos de outros alunos da Turma do 4º ano para mostrar aqui no blog o quanto eles são mesmo muito talentosos. Estou muito feliz e maravilhado com estes textos. Acredito que muitas dessas crianças serão futuros autores de maravilhosas obras. Ainda veremos os nomes de muitos deles sendo reconhecidos, e mesmo que não seja na literatura brasileira, será em outras profissões tão valorizadas quanto. Futuros bombeiros, médicos, engenheiros, arquitetos, advogados e jogadores de futebol. Eles estão tendo a base mais importante no início de aprendizado de cada criança, a LEITURA, o gosto de ler e viajar em histórias. E isto muda a trajetória de cada uma delas para a melhor possível.

''A importância da leitura em minha vida, é que quando leio um livro eu vou para outro mundo, e é inacreditável ver aquilo tudo que você pensa acontecer, e esse mundo é o mundo da imaginação. Quando leio livros de aventura eu imagino que estou nessa aventura. Todo livro que leio imagino que eu estou nele.'' 
Kerlon, aluno do 4º ano.

''A leitura tem um papel fundamental, não só em minha vida, mas na vida de todos nós, pois ela nos ajuda a entender varias coisas, os livros podem nos levar a vários lugares, a leitura nos mostra além, ela nos revela sentimentos como felicidade, tristeza, suspense, amor e dor, mas é preciso que o nossos corações esteja na leitura, pois precisamos ir a fundo quando começamos a ler, e não queremos mais parar, parece que nós entramos no livro, através da leitura e vivemos fortes emoções e aventura. Então vamos prestar mais atenção na leitura ela é muito importante para todos no mundo.'' 
Riquelme, aluno do 4º ano.

''A leitura não era tão importante em minha vida até a pró Geane entrar em minha vida, e me mostrar a sua importância. Isso ficou marcado em minha vida, pois aprendi a adorar os livros e mostrar a todos o meu amor por eles. Hoje, graças à pró Geane eu me dedico a leitura, não importa o que aconteça, sempre vou amar a leitura.'' 
Ellen Vitória, aluna do 4º ano.

Novamente digo o quanto fico feliz vendo os rostinhos tão sorridentes dessas crianças. Saber que a história de um de meus livros está servindo como inspiração para a vida de cada um deles me deixa extremamente emocionado, é a concretização de um sonho, por eles a vontade de continuar escrevendo cada vez mais, se torna infinita.

O meu MUITO OBRIGADO a todos os alunos e alunas, aos papais e mamães, aos responsáveis da Escola Talento Infantil em Itaberaba e a minha querida amiga e idealizadora deste lindo e louvável projeto, Geane Santos. Vale lembrar que este é apenas o primeiro de muitos outros que virão.



Ah, eu iria gravar um video de agradecimento a todos mas infelizmente no momento estou sem os equipamentos necessários para realizar as gravações, entretanto, da próxima vez será a primeira coisa que farei.

PARABÉNS a Nicolle e aos seus amigos do 4º ano, vocês são INCRÍVEIS, beijos e muitos abraços! Gabriel Pimenta e eu estamos muito felizes.

Geane da Silva Barbosa Santos é graduada em letras, Pós-Graduada em Educação Especial e Libras, e graduanda de Filosofia. É apaixonada por Educação e Livros. "Ler um livro é viver intensamente a vida de outra pessoa sem deixar de ser eu mesma. Não seria quem eu sou sem meus livros.". Em breve você saberá um pouquinho mais sobre esta querida amiga.

Enquanto isso, você pode e deve ir seguindo também o seu blog: http://geanepg.wix.com/prefacio


E se você gostou de saber, assim como eu, que o ''Pimenta'' e sua história ''Gabriel, a Ladeira, o Pimenta'' estão percorrendo o Brasil e deixando lições aos nossos leitores, comente e deixe a sua mensagem de satisfação e alegria. Para adquirir a obra, CLIQUE na capa de livro abaixo ou entre em contato diretamente comigo.

Até mais!


Notícias Relacionadas ao livro:

Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. É muito bom ver esse trabalho. Parabéns a você e a Geane por estarem incentivando a leitura!!!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! Parabéns a Geane por esse projeto social, as crianças pelo talento demonstrado nos textos e a você Leonardo. De fato esse livro é magnífico. Por essas iniciativas de pessoas assim como a Geane que nos motivam a continuar escrevendo. Parabéns a todos os envolvidos nota 1000 pra vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Luciano, eu adoro esses projetos. Acho realmente muito importante.

      Excluir
  3. Que lindo amigo! Quero agradecer pelo carinho. Sabemos que poucos são os escritores que realmente se dedicam aos seus leitores, e você está entre os poucos. Obrigada pelo Pimenta! Menino que muito ensina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imensa felicidade, sem palavras. Agradeço por compartilhar comigo e o demais a felicidade dessas crianças. Beijos.

      Excluir
  4. Parabéns a você e a Geane por esta iniciativa tão linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Luh, na verdade, todos nós que estamos aqui compartilhando este momento, estamos juntos nessa.

      Excluir
  5. Parabéns a geane eo Luciano muito bom esse trabalho e muito difícil pra muitos inclusive pra mim ; continuem assim vcs vão longe Beijos prima .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a visita, esses pequenos merecem o nosso carinho e atenção. Obrigado.

      Excluir
  6. Que maravilha o empenho de todos. Parabéns Geane e continue promovendo sempre, tenho certeza que irá despertar muito o gosto literário de nossos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deane minha querida! Obrigada por acompanhar.

      Excluir
  7. Que maravilha o empenho de todos. Parabéns Geane e continue promovendo sempre, tenho certeza que irá despertar muito o gosto literário de nossos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deane, obrigado pela visita. Ficamos Alegres com a presença de todos vocês.

      Excluir
  8. Oi,

    Achei o máximo este encontro porque estimula as crianças a lerem. Vamos mudar o país com educação e pessoas conscientes e apenas a leitura faz isto. Parabéns.

    Beijos
    Juci Pauda.
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Juci, é muito bom saber que tantos outros também estão conosco nestas iniciativas por nossas crianças.

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd