quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Texto: "Desenvolver a Mente Humana", elaborado pelo literato Luciano Otaciano

Olá, andei um pouco distante das postagens semanais do meu blog por motivos de viagem mas felizmente já estou de volta, firme e forte. Pra recomeçar exatamente do ponto onde parei, trago a você uma reflexão escrita por Luciano Otaciano. Lembre-se, para acompanhar o blog dele, basta clicar no link.


"Você sabe o que precisa para ter uma mente bem desenvolvida? Eu vou mostrar o que você precisa fazer. Faça atividades físicas, é essencial a atividade física, enquanto você trabalha o seu corpo, a mente descansa. O descanso é essencial para a mente; com tantos problemas e a correria do dia a dia, vale a pena deixar os pensamentos de lado por algumas horas e relaxar. Durma bem; aproveitando a ideia de descansar a mente: nada melhor do que dormir adequadamente.

Quantas horas por dia você deve se dar ao luxo de perder em prol do sono? Quantas forem necessárias para você mesmo! Não fique paranoico com essa ideia de que perdemos um terço de nossas vidas dormindo. Se você sente necessidade de descansar seis, sete, oito horas por dia, faça isso. Se o necessário para o seu corpo é de nove, dez horas de sono diárias, o faça.

Nada de diminuir a sua noite pela metade para trabalhar mais, render mais nos estudos ou algo do tipo. Isso pode lhe gerar estresse e até doenças, como o câncer. Procure controlar suas horas de sono, nada melhor do que dormir cedo e acordar cedo. Busque sempre o equilíbrio;

Agora preste atenção, o cérebro é dividido em dois hemisférios o esquerdo está relacionado à lógica; o direito, às emoções: O que isso quer dizer, tem haver com o comportamento da pessoa, claro que existem outros fatores que determinam como uma pessoa se comporta, porém o cérebro diz muito por exemplo. Pessoas mais sérias, intelectuais, inteligentes, racionais, frias possuem o lado esquerdo mais desenvolvido. Pessoas mais sentimentais, emocionais, carismáticas, de grupo, possuem o lado direito mais desenvolvido.

Veja um exemplo de como o lado dominante pode ser observado em alguém; imagine um lenhador e um artista numa floresta. O que o lenhador enxerga? Potencial de ganhar dinheiro com a madeira das árvores. O que o artista enxerga? Uma obra de arte. Algo com essência. Pensa até em pintar um quadro retratando a paisagem. O lenhador possui o lado esquerdo (razão) dominante. O artista possui o lado direito (emoção) dominante. Procure o equilíbrio. Você é mais racional? Trabalhe a outra metade, aprendendo artes, música, observe melhor a paisagem (enxergue a floresta, não somente a árvore), ouça tudo ao seu redor, etc. Aproxime-se da natureza. Trabalhe o seu lado sentimental. Você é mais sentimental? Leia mais, analise mais, faça cálculos, pense mais. Trabalhe a razão. Procure sempre equilibrar-se; essa é, talvez, a palavra chave da vida. Tenha experiências diferentes; A rotina é maçante! Ela faz com que nosso cérebro trave.Então, procure experimentar sensações diferentes, ler coisas diferentes, ouvir músicas diferentes. Converse com pessoas diferentes. A partir do momento que abandonamos nossa zona de conforto, poderemos até acumular experiências negativas. Mas o contrário também ocorrerá. E as boas experiências que você terá vai ajudá-lo a desenvolver sua mente e amadurecer.

Quando você começa a ler (eu falo ler de tudo), ideias não lhe faltarão; você ficará bem informado e terá papo de sobra para com as pessoas. Quando conversamos com todos ao nosso redor, adquirimos experiências incríveis; aprendemos com o erro dos outros, ficamos sabendo melhor do que nunca do que ocorre a nossa volta, e de quebra, aperfeiçoamos o nosso poder de comunicação.

Quando viajamos, estamos arejando a nossa mente. A sensação de relaxamento e tranquilidade é incrível! Isso nos deixa energizados e com mais vontade de viver. Você tem um cérebro na sua cabeça. Essa é a mais simples, a mais básica. Mas, para mim, é a mais importante. Por isso deixei pro final. A mente humana é um recurso excepcional que todos nós possuímos, mas a maioria não sabe como utilizá-la! E muitas pessoas sequer lembram que possuem o aparelho mais sofisticado do mundo dentro de si mesmas, e com todo um potencial de desenvolvimento."

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário