quarta-feira, 6 de maio de 2015

Texto: A crise hídrica

     Apesar do nosso país possuir cerca de 10% de toda água doce do mundo, atualmente a crise no abastecimento de água já esta fazendo parte de muitas cidades em todo o território nacional. O IBAMA juntamente com outros Órgãos do governo, como o Ministério do Meio Ambiente, já tentam tomar medidas para combater a escassez o quanto antes.
     Acredita-se que essa crise atual não seja somente consequência dos vários fatores climáticos do mundo, mas também da utilização errada de todos os recursos hídricos disponíveis. A água não está sendo tratada como prioridade no país, dessa forma os problemas no saneamento básico crescem consequentemente. A região sudeste está sendo a mais afetada nos últimos meses e o governo já chegou a acreditar na possibilidade da existência de um colapso no abastecimento.
     A economia brasileira também está sendo afetada com a escassez, assim como o setor elétrico, a agricultura, a saúde pública e a indústria. Dados atuais mostram que em São Paulo, por exemplo, a falta de água atingiu cerca de 70% das cidades, e no Brasil, aproximadamente 40% dos moradores ficaram sem energia elétrica em suas residências e estabelecimentos comerciais.
     A forte chuva que caiu sobre alguns estados nos últimos meses voltou a melhorar um pouco a situação de alguns reservatórios, mas a situação ainda é crítica.
     A população deve fazer a sua parte e economizar o máximo. A água é o elemento mais fundamental para a sobrevivência humana.



Comente com o Facebook:

1 comentários:

:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd